terça-feira, 20 de novembro de 2012

Windows Small Business Server 2008 Standard e Premium Editions superando as expectativas


Recentemente, a Microsoft anunciou o lançamento de Negócios Windows Server 2008 Standard Pequeno e Premium Editions agendado para lançamento em 12 de novembro de 2008.

O lançamento do Server 2008 marca uma das atualizações mais significativas Microsoft fez para sua linha de servidores de software. Talvez apenas a liberação do Windows 2000 foi um avanço mais significativo para a linha de produtos. Antes do lançamento do Windows 2000, NT 4.0 só estava disponível para os servidores.

As novas tecnologias presentes no Server 2008 irá provar ser mais benéfico para as empresas do que nas versões anteriores.

Small Business Server 2008 Standard e Premium Editions

Server 2008 marca o primeiro lançamento de um novo produto de servidor da Microsoft desde Server 2003 R2. As inovações na nova versão ter sido bem a pena a espera. Com o lançamento, como com o Vista, a Microsoft faz pleno uso do ambiente de processamento de 64 bits que tenha sido em torno de vários anos.

Alguns dos principais avanços da nova versão são um upgrade para a infra-estrutura do Active Directory (AD), que tem sido em torno desde o Windows 2000 foi lançado. No entanto, muitas características entre 2008 Server são muito poderosos e têm tomado o mais novo servidor Microsoft OS em uma direção radicalmente diferente.

O Small Business Server 2008 Standard Edition vem com o Microsoft Exchange Server 2007, Windows SharePoint Services 3.0, Windows Server Update Services 3.0, Microsoft Forefront Security para Exchange Server, o Windows Live OneCare for Server e integração com o Office Live Small Business.

O Small Business Server 2008 Premium Edition inclui todos os produtos no Standard Edition mais o Microsoft SQL Server 2008 Standard para Pequenas Empresas.

Server Core

O Server Core é uma dessas características radicalmente novas. Server Core permite uma versão mínima do Server 2008 para ser instalado em máquinas que só precisa de uma funcionalidade específica. Por exemplo, o Server Core pode ser configurado para assumir funções comuns que os servidores realizar normalmente, como as do servidor DHCP, servidor DNS, servidor de arquivos e Active Directory, bem como operações, tais como streaming de mídia, serviços de impressão ou mesmo de virtualização do Windows.

O Server Core é para o uso de administradores de rede e gestão de pessoal do servidor que poderia desenvolver um ambiente de computação altamente especializado e eficiente utilizando o Server Core. A instalação do Server Core é muito diferente de outras instalações do Microsoft OS em um PC ou servidor. A interface é mínima - principalmente pela linha de comando, apesar de um Gerenciador de tarefas ou notas janela pode ser chamado.

Os profissionais de TI vão apreciar uma instalação Server Core, onde ela é necessária. Manutenção em uma instalação deste tipo é em um mínimo absoluto desde que o servidor no qual o software está instalado incide apenas em uma determinada função, em vez de as múltiplas funções de uma instalação completa de Server 2008. Há também vulnerabilidades inerentemente menos de um suposto hacker para explorar sob esta configuração, assim, a segurança é uma brisa. A simples instalação também garante menos bugs de software que surgem quando eles são menos esperado - como quando um aplicativo é instalado que não é totalmente compatível com o software Microsoft.

Considerando todos estes benefícios para uma instalação mínima, torna-se óbvio que a gestão do tempo envolvido com esses servidores especializados também é consideravelmente reduzido. Menos tempo de gestão se traduz em menos manutenção da equipe de TI ou, pelo menos, uma equipe que não perde tempo certificando-se o firewall está segurando ou identificar um problema através de múltiplas funções em um servidor típico.

Hyper-V

Também em Server 2008 é a opção Hyper-V, o que reforça a presença da Microsoft no mundo da virtualização. A virtualização permite que uma única máquina para assumir as funções de duas ou mais máquinas, utilizando os recursos simultaneamente sem causar sobreposição ou conflito. A virtualização tem tantos benefícios para o mundo dos negócios que eles são difíceis de número. O número reduzido de máquinas em um ambiente virtual pode economizar dinheiro para um negócio de muitas maneiras diferentes. Menos máquinas utilizam menos energia em menos espaço e pode ser gerido de forma eficaz pelo menos funcionários.

As máquinas de hoje pode lidar com a funcionalidade adicional que as demandas de virtualização; oftentimes capacidade do processador, memória primária e espaço no disco rígido são desperdiçados ou nunca usado mesmo. Virtualizar um ambiente de servidor é uma tendência que continuaremos a ver durante a próxima década.
Liberação de virtualização da Microsoft anterior, o Virtual Server, utiliza uma técnica de virtualização popular chamado de "virtualização baseada em host" onde a instalação do sistema operacional primário executa um serviço chamado "Virtual Machine Monitor" (VMM), que fornece o ambiente virtual para outro sistema operacional.

Hyper-V funciona de uma maneira completamente diferente, utilizando um hypervisor. Um hypervisor cria uma camada de abstração no nível de inicialização, executando apenas funções mínimas do kernel, em seguida, abstraindo o ambiente necessário para executar vários sistemas operacionais e seus aplicativos associados em cima do kernel. Isso se traduz em um ambiente muito mais rápido e mais escalável virtual do que a metodologia VMM.

No entanto, uma consideração importante é que o Hyper-V é em grande parte dependente de hardware. Para tirar proveito da velocidade e escalabilidade de uma infra-estrutura de virtualização Hyper-V da Microsoft normalmente exige aceleração de hardware. Este tipo de hardware não é incomum, no entanto. Exemplos de tais são o Pacifica AMD e Intel VT extensões de sua respectiva Opteron e Xeon.

A criação de uma VM através do Hyper-V é uma brisa com o Assistente, e acesso de console para os ambientes virtualizados é simples e conveniente. O Hyper-V é construído no lançamento Server 2008 e é gerido apenas como serviços de impressão e arquivo são, para configurar e gestão também são muito simples e familiar para aqueles experientes com versões anteriores do Microsoft Server.

Gestão mais fácil Servidor

Instalações de servidor anteriores tinham um console de gerenciamento separada para cada papel contido no Gerir o painel Server. Gerenciar o servidor era um acessório conveniente em relação às versões anteriores do servidor onde consoles de gerenciamento não eram todos tão bem reunidos. No entanto, com Server 2008, esta conveniência é levada um passo adiante com o Server Manager completamente novo.

Com o Server Manager, os administradores de sistemas têm um balcão único para o gerenciamento de servidor pela primeira vez. É muito provável que, para a maioria do tempo, a equipe de TI não vai precisar usar outra ferramenta para gerenciar o Server 2008 do sistema, e eles vão ser muito grato por isso. Mais uma vez, com esta ferramenta, o Microsoft diminui o tempo necessário para realizar tarefas simples.

No Server Manager são os papéis e funções instalados no sistema Server 2008 como o servidor DHCP, servidor DNS, serviços de arquivo, serviços de domínio, etc Todos eles estão disponíveis para gerenciamento e monitoramento com o clique de um mouse. Muito úteis ferramentas de resolução de problemas são também convenientemente localizado no Server Manager, como o Firewall do Windows, o Gerenciador de Dispositivos, o Visualizador de eventos e Controle WMI. O completamente novo ferramenta Windows Server Backup também está aqui e vai continuar a ser discutida, já que é uma melhoria considerável em seu próprio direito.

Ao clicar em qualquer uma das ferramentas de gestão localizados no Server Manager leva o administrador a uma home page dedicada, que fornece informações pertinentes ao papel em questão. A partir daqui, mais informações podem ser obtidas, como dicas de solução de problemas, mais conhecimento sobre a tarefa ou função e links para outras ferramentas úteis que ajudam os administradores em praticamente qualquer situação particular.

Terminal Services anda de mãos dadas com a administração do servidor. Esta é a capacidade que permite aos administradores configurar remotamente computadores. Em versões anteriores, o Terminal Services só permitiu a instalação do PC inteiro para ser implantado remotamente, ao invés de aplicações específicas. As mudanças com o lançamento Server 2008 são através do cliente desktop remoto requentada, onde um usuário faz login para baixar e instalar o aplicativo sem que o administrador ter de supervisionar a operação.

Outros aprimorados Server 2008 Características

Backup do Windows Server foi aprimorado para backups mais rápidos com a nova tecnologia. Se os servidores são totalmente apoiadas ou incremental backup, a equipe de TI vai notar a diferença de versões anteriores do Microsoft Server. Restauração de um backup também tem sido feito muito mais fácil. Anteriormente, isso tinha que ser feito manualmente a partir de múltiplos backups se um backup incremental havia sido realizada, mas agora apenas a data do backup tem de ser escolhido para a restauração de ocorrer.

Outras melhorias para o serviço de backup em Server 2008 incluem a capacidade de recuperar o sistema operacional em outra máquina, se necessário, a capacidade de recuperar aplicativos e programação melhorado para a automação de backups diários. O serviço de backup também permite a administração remota adicionando o snap-in de backup para o console do Server Manager.

BitLocker é outra tecnologia nova disponível no Microsoft Server 2008. Primeiro estreando com o lançamento do Vista, o BitLocker permite a criptografia de discos rígidos inteiros físicos como uma primeira linha de defesa contra o roubo físico de dados sensíveis que podem estar contidos dentro. O BitLocker fornece mais paz de espírito para organizações que possuem filiais onde a segurança física não pode ser o que está no escritório central.

Outra nova função é o controlador de domínio somente leitura (RODC) que permite que a equipe de TI para configurar a infra-estrutura do Active Directory como somente leitura. Tal configuração mantém replicação do Active Directory unidirecional, em vez de bidireccionais, como é normalmente configurado. Uma organização pode utilizar esta configuração, mais uma vez no local da filial, onde as conexões de volta para o escritório central pode não ser tão rápido ou tão confiável. Nesta situação, o Active Directory seria configurado no escritório central e depois enviados para locais remotos antes de ser acessada.
Combinando configurações do Server Core, o BitLocker e RODC fornece um nível de segurança na versão Server 2008 impossível nas versões anteriores. Configurando máquinas como somente leitura garante que os dados não pode ser comprometida, mesmo que um hacker foram capazes de penetrar as defesas de perímetro. Além disso, se um roubo ocorrido em um servidor que foi roubado em um local remoto, o BitLocker garante os dados contidos na máquina para ser indecifrável, enquanto os controles RODC permite aos administradores reconfigurar a rede com poucos cliques do mouse.

Internet Information Services (IIS) é a tecnologia de servidor que se tornou disponível com o Windows NT 3.51 em 1995. Com a sétima versão completa do IIS disponível pela primeira vez no Server 2008, o serviço torna-se totalmente configurável. Administradores da Web especificar exatamente quais serviços eles gostariam de permitir - e os serviços que gostaria de desativar. Todos IIS 7 também é suportado pelo novo console Server Manager.

Versões e Licenciamento

Várias edições diferentes de produtos do Windows Server 2008 estão disponíveis. Dependendo da versão, cada tipo é configurado para plataformas de hardware específicos, tais como 32 bits ou 64 bits, e as versões estão disponíveis com capacidade de virtualização embutido, enquanto outros deixam a função de fora.

É importante compreender os diferentes métodos disponíveis da Microsoft de licenciamento na compra de produtos de servidor. O Microsoft Open License é destinado a clientes menores, com menos de 250 computadores em sua rede. Como apenas cinco licenças podem ser adquiridas e com essas licenças, o proprietário tem o direito de transferir as imagens para diferentes máquinas ou transferir a licença para outro aparelho.

Microsoft Volume Licensing é destinado a redes que servem mais de 250 computadores. Dentro deste grupo são os níveis de conta vários que oferecem programação de pagamento flexível. Os mesmos direitos são estabelecidos como com o Open License, mas não são adicionados descontos para as compras de volume.

Ambos os tipos de licenciamento vêm com a opção de adicionar o plano da Microsoft Software Assurance, que fornece manutenção para produtos Microsoft.

Software Assurance inclui suporte abrangente, incluindo a formação ea capacidade de falar com representantes da Microsoft para auxiliar na implantação e gerenciamento de software Server 2008.
Software Assurance não deve ser esquecida em qualquer compra da Microsoft. Com a compra, atualizações de software estão incluídos além dos direitos de versão, o que garante ao comprador o direito, sem custo adicional, para novas edições do produto adquirido deve se tornar um disponível durante a duração do contrato de Software Assurance.

Web Server 2008

Esta versão é configurada especificamente para dar uma máquina a capacidade de funcionar como um servidor Web e pouco mais. Essa configuração não permite a configuração do controlador de domínio e não inclui a tecnologia de virtualização da Microsoft novo, o Hyper-V. No entanto, Web Server 2008 suporta uma instalação Server Core. Esta versão pode ser comprado tanto nas edições de 32-bit ou 64-bit e suporta um máximo de quatro processadores.

Windows Server 2008 Standard

A versão Standard vem com todas as funcionalidades básicas das novas melhorias e tecnologias descritas neste artigo. Ele está disponível em versões de 32-bit e 64-bit e também suporta um máximo de quatro processadores. A edição Standard pode ser adquirido com ou sem virtualização Hyper-V. Se a versão com a virtualização é adquirido, ele também vem com cinco licenças de acesso de cliente (CAL). Vale a pena notar que o Hyper-V está disponível apenas com edições de 64 bits do Server 2008. Uma instância virtual pode ser configurado com a edição Standard.

Windows Server 2008 Itanium

A edição Itanium é altamente personalizado para a função específica servidores que desempenham ou como servidores de banco de dados ou aplicação. Itanium não suporta Hyper-V, e não suporta o Server Core. Ele só está disponível na edição de 64 bits, é comprado por processador, até um máximo de 64 processadores suportados e suporta até 64 gigabytes de memória RAM.

Windows Server 2008 Enterprise

Empresa também pode ser comprado em edições 32-bit ou 64-bit e com ou sem virtualização Hyper-V. Ao nível da empresa, 25 CALs vêm de fábrica com a instalação e, em vez do máximo de quatro processadores, esta edição permite o apoio de oito. Empresa também permite o apoio de um grande sistema de memória mais negócio (RAM) com o aumento do número de processadores suportados: dois terabytes contra o máximo de 32 gigabytes na edição Standard. Quatro casos estão disponíveis com a edição Enterprise.

Windows Server 2008 Datacenter

Mais uma vez, a versão Datacenter pode ser comprado para apoiar ou 32 bits ou 64 bits e com ou sem virtualização Hyper-V. Ao nível do Datacenter, o licenciamento é comprado por processador e com a compra, uma organização é concedido ilimitadas instâncias virtuais. A edição de Datacenter é comprado em conjunto com a edição Enterprise para máquinas que poderiam se beneficiar de um número ilimitado de ambientes virtualizados. A edição de Datacenter suporta até 64 processadores na versão de 64-bit.

É importante notar também que tecnologia Hyper-V pode ser comprado como um add-on para edições comprados sem a funcionalidade. No entanto, a um custo de apenas US $ 28, é quase inconcebível que alguém iria optar por comprar Server 2008, em qualquer nível, sem essa tecnologia.

Outras edições deverão estar disponíveis no futuro próximo são o Windows Small Business Server e Windows Essential Business Server. Ambas as edições destes novos, não importa a configuração específica escolhida, só estará disponível em edições de 64 bits. Como seus nomes retratar, essas edições são direcionados para pequenas e médias empresas com até 50 desktops na edição Small Business e até 250 desktops na edição de Essential Business.

Além disso, a funcionalidade específica dentro de cada edição pode ser escolhido com estas novas versões. Standard Server Small Business virá com Server 2008, Exchange Server 2007, o SharePoint Services 3.0, uma assinatura de um ano para o Forefront Security para Exchange Server e do Windows Live OneCare, tudo em um só pacote. A versão Premium inclui todos os itens acima, mais outra cópia do Server 2008 e SQL Server 2008 Standard, que permite a instalação em duas máquinas.

Windows Essential Business Server 2008 pode ser instalado em três máquinas diferentes e inclui Server 2008, Exchange Server 2007, Forefront Security para Exchange Server, System Center Essentials 2007, ea próxima versão do Acceleration Server e Internet Security quando eles se tornam disponíveis. A versão Premium também adiciona SQL Server 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário